terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Estremoz e as Energias Alternativas I

"Apostaremos no projectos de aproveitamento de energias alternativas destinados aos equipamentos e viaturas municipais e no incentivo às iniciativas empresariais tendentes ao aproveitamento de energias alternativas (eólica, etc.)."

Aproveitando esta promessa (não cumprida) feita pelo Partido Socialista em 2005, gostaria de colocar em debate este tema que me é tão querido e importante nos dias de hoje. Ao longo dos próximos dias irei aqui deixar algumas vantagens e desvantagens dos vários tipos de energias alternativas que poderiam ser implantadas em Estremoz e no concelho. O exemplo devia vir de cima...

A energia solar é uma energia garantida durante os próximos 6000 milhões de anos. Toda a vida na Terra depende da energia do Sol; ela é a fonte de energia para a fotossíntese e para a ocorrência de chuvas através da evaporação da água na superfície terrestre.
Dentro do sol, a massa é convertida directamente em energia pelo processo de fusão nuclear onde hélio é transformado em hidrogénio – reacções atómicas.
Embora a Energia Solar seja a maior fonte de energia recebida pela Terra, a sua intensidade na superfície terrestre é baixa devido à elevada distância entre a Terra e o Sol e ao facto da atmosfera absorver e emitir parte da radiação.
Para aproveitar a radiação que nos é fornecida utilizamos os colectores solares térmicos que absorvem a radiação solar aquecendo a água que circula nos tubos, e os painéis fotovoltaicos que por serem constituídos por células solares absorvem a radiação solar excitando os fotões que se movimentam formando assim uma corrente eléctrica.
A utilização estes aparelhos não produz lixo nem polui o ambiente, no entanto para que a corrente seja suficiente para satisfazer a necessidade humana são necessários muitos metros quadrados destes aparelhos. Eles são eficazes mas não conseguem acompanhar o ritmo do consumo humano.
Vantagens:
- A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.
Desvantagens:
-Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar;
-Requer materiais especiais para que os painéis e colectores não afectem o meio ambiente.
A ESTE PROPÓSITO RECEBI UM COMENTÁRIO QUE NOS ACONSELHA UMA VISITA A http://advaloremportugal.blogspot.com/2007/06/1-energia-2-alentejo-de-oportunidades.html

3 comentários:

  1. Antes de mais quero felicitar ao autor do blogue pela pertinência do tema. Dado que também já me referi a esta temática, muito gostaria de colocar aqui uma imagem que evidencia claramente a vantagem comparativa de Portugal do domínio da energia solar.
    Agradecia, portanto, que validasse esta ligação: http://advaloremportugal.blogspot.com/2007/06/1-energia-2-alentejo-de-oportunidades.html

    ResponderExcluir
  2. Esta é sem dúvida a forma mais inteligente de aproveitarmos o nosso Sol, não podemos continuar a adiá-la!

    As instalações das instituições públicas penso que poderiam/deveriam recorrer a este tipo de energia, dando assim o desejado exemplo. Com excepção das piscinas municipais... penso que não temos mais painéis...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com os comentários anteriores. O aproveitamento das energias alternativas é uma aposta de futuro. Penso que Estremoz ainda acordou para esta realidade.

    ResponderExcluir