quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Estremoz e as Energias Alternativas II

"Apostaremos no projectos de aproveitamento de energias alternativas destinados aos equipamentos e viaturas municipais e no incentivo às iniciativas empresariais tendentes ao aproveitamento de energias alternativas (eólica, etc.)."
Aproveitando esta promessa (não cumprida) feita pelo Partido Socialista em 2005, gostaria de colocar em debate este tema que me é tão querido e importante nos dias de hoje. Ao longo dos próximos dias irei aqui deixar algumas vantagens e desvantagens dos vários tipos de energias alternativas que poderiam ser implantadas em Estremoz e no concelho. O exemplo devia vir de cima...
A energia eólica é a energia obtida pela força dos ventos, é a transformação de energia cinética dos ventos em energia eléctrica. O Vento é uma fonte limpa e inesgotável que é usada desde sempre, como para moer grãos, em bombas de água, em barcos velejadores, e para outros trabalhos diversos.
A quantia de energia eólica disponível vária consoante o tempo e lugar, e a electricidade produzida é obtida de uma forma bastante simples. Os sopros do vento nas lâminas de um moinho de vento fazem-no girar assim como a água faz girar uma turbina.
Actualmente existem no mundo 20 mil geradores que produzem electricidade a partir de força eólica (principalmente nos Estados unidos).

Vantagens:
- O vento é um recurso natural sendo de grátis obtenção.

Desvantagens:
- Necessita 3 vezes da quantidade de geração instalada para satisfazer a necessidade humana;
- O equipamento é caro de se manter;
- Altamente dependente do clima – o vento pode danifica-lo durante fortes ventanias ou não girar durante dias, conforme a estação do ano;
- Pode afectar pássaros e colocá-los em perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário