domingo, 1 de março de 2009

Congresso Cinzento

Este fim-de-semana fica marcado pela realização do congresso dos socialistas.
Como cidadão atento ao que se passa no nosso país, acompanhei o congresso pela TV e devo dizer que fiquei deveras decepcionado com aquilo que assisti. Quando esperava que a reunião magna de um partido que está no poder servisse para apresentar soluções para minimizar os efeitos da crise, eis que assisti a um autêntico desfile de personalidades (como que a dizer:"olha que eu também cá estou e estou contigo, portanto não te esqueças de mim"), mais parecendo uma passagem de modelo. Não ouvi uma única proposta para contornar os efeitos de uma crise que está a afectar os portugueses, havendo já muita gente a passar fome e no desemprego.
Estes dias de congresso serviu para o senhor primeiro ministro se vitimizar em relação ao caso Freeport, cujos contornos se revelam no mínimo duvidosos para a sua pessoa. Mas fiquem descansados que este caso será como muitos outros que acabam em nada.
Outro dos assuntos que marcava a agenda deste congresso era a legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Sobre este assunto, recordo-me de ter ouvido uma voz discordante de um militante chamado Horácio, afirmando que nunca viu cães procurarem cães, cavalos procurarem cavalos, gatos procurarem gatos, etc.
Mas este congresso serviu ainda para observar a arrogância que se apoderou de alguns socialistas, senão a grande maioria (Alegre fez questão de se demarcar ao não ir ao congresso). O presidente da câmara de Lisboa marcou a sua intervenção de uma forma negativa ao atacar o Bloco de Esquerda de uma forma pouco correcta, o que se estranha (a mim não) em alguém que se diz da esquerda democrática.
Enfim, foi um congresso VAZIO de ideias e soluções.
É verdade, já me esquecia do 'apagão', esse foi sem duvida um momento importante para o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário