quarta-feira, 25 de março de 2009

Mais apoio aos idosos !!!

A população do nosso concelho está cada vez mais envelhecida. Os jovens que têm possibilidades de ir estudar para fora do concelho já não regressam e assistimos a um envelhecimento galopante da nossa população. Isto vem a propósito do tema que lhes apresento.
Aqui fica um bom exemplo do que uma Câmara pode e deve fazer pelos idosos. Não seria melhor investimento do que aquele que é feito em almoços de idosos em que lá vão os menos necessitados?


Câmara Municipal de Vila real
( Concelho com 18 freguesias )

Unidade Móvel de Saúde
A Unidade Móvel de Saúde visa garantir uma vida mais segura e facilitada para idosos, pessoas com mobilidade reduzida e população em geral, através da prestação de cuidados primários de saúde, entre outros, rastreio de colesterol, diabetes, tensão arterial, pequenos curativos. A viatura vai percorrer as freguesias rurais do Concelho, de acordo com um calendário enviado antecipadamente para as Juntas de Freguesia, numa lógica de proximidade dos serviços. Manuel Martins adiantou, a este propósito, que a Câmara Municipal vai lançar, em breve, um concurso para a contratação de uma empresa para apoiar a Unidade Móvel de Saúde, através da disponibilização de serviços de tele cardiologia, que permitem, não só a realização de electrocardiograma, mas, também, a sua transmissão, via Internet, para análise de um cardiologista, ficando o histórico dos utentes registado numa base de dados confidencial, assim como de equipamentos skeeper, isto é, um aparelho móvel, transportável no pulso ou em colar, que permite aos seus utilizadores, sobretudo idosos que vivem sós, estar em contacto permanente com familiares ou com os serviços de prestação de cuidados de saúde, bastando-lhes, para tal, em caso de necessidade, premir um botão
.

Um comentário:

  1. Já estou a ver que nehnum dos candidatos quer melhorar as condições de assistencia aos idosos

    ResponderExcluir