quarta-feira, 8 de abril de 2009

Liberdade de expressão !!!

Na sua habitual coluna do Brados do Alentejo, o Dr. Luís Assis, candidato do CDS/PP à Câmara Municipal de Estremoz, transmite a sua opinião sobre as tentativas de silenciamento de alguns blogs de Estremoz por parte de alguém ???, chamando-lhe a 'PJ dos blogs'. Segundo a opinião do colunista (atenção que não é comunista) não tem qualquer sentido tal designação, pois «não é, nem nunca foi, a função da PJ», afirmando, «se calhar, esse alguém, que faz esse tipo de manobras controladoras e de silenciamento, é o primeiro a falar contra o controlo de conteúdos da internet pela China, pela Rússia, pela Albânia ou pela Coreia do Norte», entendendo que «nada nem ninguém pode quartar o direito à liberdade de expressão, mas se calhar, porque se trata de outros...».
Por outro lado, o advogado também defende que «os titulares dos blogs sejam, alguma vez, responsáveis e eventuais co-autores dos comentários de terceiros que publicam», referindo que «esse alguém, certamente não tomava as atitudes que constam dos blogs de Estremoz, pois veria que o que neles se escreve, não é, nem de perto nem de longe, comparável com a tradição da sátira portuguesa mais antiga».
Para terminar, Luís Assis, aconselha esse alguém a ler os autos de Gil Vicente, as cantigas de escárnio e mal dizer...para tomar conhecimento da tradição cultural da nossa sátira, afirmando ainda que «a liberdade de expressão é o expoente máximo da liberdade de pensamento».
Num curto espaço de tempo tivemos oprtunidade de ler dois artigos, ambos de advogados, e surgem duas versões sobre quem é responsável pela publicação de comentários.

2 comentários:

  1. PORREIRO, PÁ! jÁ PODEMOS COMEÇAR A ESCREVER O QUE DIZEM DO LUIS ATCIM Á BOCA PEQUENA! PORREIRO, PÁ!
    gaja porreira.

    ResponderExcluir
  2. não deve ter gostado de ser super herói... ou se calhar queria ser ele o super homem... vá se lá saber...

    ResponderExcluir