segunda-feira, 8 de junho de 2009

Eleições Europeias - Bloco vencedor

Após as eleições realizadas ontem, verifica-se que o Bloco de Esquerda foi a força política que venceu estas eleições. O Bloco triplicou o número de deputados. Embora o PSD tenha conseguido ser o partido mais votado, o que é certo é que o BE superou as suas próprias expectativas ao eleger 3 deputados ao Parlamento Europeu.
No que se refere ao concelho de Estremoz, o partido mais votado foi o Partido Socialista, seguido do PSD, ficando a CDU em 3º lugar. Também em Estremoz, o BE obteve uma votação que ultrapassou os 400 votos, verificando-se assim o voto útil para punir as medidas do governo contra as classes mais desfavorecida.
Em suma, se o BE foi o grande vencedor, não tenhamos dúvidas que o Vital Moreira foi o grande derrotado, pois nem com o apoio de um partido que tem maioria absoluta (PS) conseguiu ganhar. Também, diga-se de passagem que não fez por isso e cometeu inúmeras gafes ao longo da campanha, algumas colmatadas pela presença do Primeiro-Ministro.
Uma palavra ainda para o 'maior partido português'destas eleições, a abstenção que voltou a ser muito alta.
Para concluir, não posso concordar com aqueles que aproveitaram estas eleições para fazer o lançamento das legislativas e das autárquicas. São votações com caracteristicas totalmente diferentes umas das outras.

9 comentários:

  1. Com mais de 400 votos acho ke o Luna devia avançar com uma candidatura à Câmara

    ResponderExcluir
  2. Permita-me discurdar. Cá se fazem cá se pagam!
    E parece que não há mudança de rumo...Alegremente a caminho do precípicio...

    ResponderExcluir
  3. esses 60% de abestençao é que vão fazer a diferença principalmente nas autarticas,não tenho duvidas que muintos movimentos independentes vão ganhar varias camaras pelo pais,as pessoas já não aguentao os partidos sobretudo os do centro.nas legislativas o 3 grande vai ser o bloco,a grande pergunta é se faz aliança com os xuxalistas«ps»para governarem

    ResponderExcluir
  4. A politica cega as pessoas, ai agora o bloco é que venceu as eleições? O bloco, tudo faz e tudo muda e tudo muda com o bloco e o bloco não tem regras, nem há leis, nem há nada se não o bloco e as suas teorias, radicais e incendiárias, e, e, e... Ganha sempre que fica em primeiro e o bloco ficou em terceiro, e "prontos". Teve um grande resultado? Sim senhor, agora não ganhou, não inventem. querem ver que agora nos próximos jogos olimpicos já não dão a medalha de ouro a quem chegar em primeiro, mas a quem fizer uma melhor evolução desde o ultimo resultado? Este é o país que temos, nunca ganham os que ganham, os que perdem ganham sempre e os que ganham, não ganham por que é mais importante quem perdeu menos ou quem evoluiu mais. Porra!!!

    ResponderExcluir
  5. Viva o Benfica que também foi terceiro.

    ResponderExcluir
  6. Na realidade penso que o grande vencedor destas eleições foi a abstenção e o grande derrotado o PS.
    Eu, por exemplo, votei BE mas nem me passa pela cabela repetir o voto nas legislativas e muito menos nas autárquicas.
    Mal por mal prefiro de longe o Sócrates à Manuela Ferreira Leite.
    O pessoal vê as europeias como uma brincadeira, eu pelo menos não as levo tão a sério quanto devia.

    ResponderExcluir
  7. peço desculpa pelos erros ortográficos, onde se lê "discurdar" deve ler-se discordar,e onde se lê "precípicio" deve ler-se precipício.´Cansaço...

    ResponderExcluir
  8. Peço desculpa pelos erros, cansaço...
    Onde se lê "discurdar" deve ler-se discordar e nde se lê "precípicio" deve ler-se precipício.

    ResponderExcluir
  9. http://otremoceiro.blogspot.com

    ResponderExcluir