terça-feira, 18 de agosto de 2009

Participação das mulheres na política local

Nas próximas eleições autárquicas vamos assistir à obrigatoriedade de os partidos cumprirem com a lei da paridade. Pelo que já temos conhecimento, os partidos apresentam novidades nesse aspecto, senão vejamos:

PS - Sílvia Dias ( 3º lugar da lista à Câmara )
Uma jovem formada em arquitectura e que se estreia nestas coisas da política

PSD - Graça Figueira ( 2º lugar da lista à Câmara )
Professora que se estreia nestas andanças da política local

CDU - Carla Cabanas ( 2º lugar da lista à Câmara )
Jovem advogada que se estreia nestas coisas da política

MiETZ
Este movimento independente não indicou qualquer candidato do sexo feminino dos quatro primeiros lugares da lista da Câmara

A aplicação desta lei obrigou, como podemos ver, os partidos a renovar as suas caras, possibilitando o aparecimento de novos quadros. Espero que o aparecimento de novas caras femininas traga algo de novo à política local, uma vez que os estremocenses já estavam um pouco fartos de serem sempre as mesmas caras. As três candidatas que aqui me refiro, digam-me lá que não são todas bonitas ( para quem as conhece,claro ). É de caras bonitas que a actividade política necessita para dar um novo 'perfume' a uma classe que está tão mal vista junto dos portugueses.
Também na Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia ( as abrangidas pela lei ) iremos ter caras novas do sexo feminino.
Muitos são os que perguntam porque razão o MiETZ não incluí nenhum candidato feminino nos quatro primeiros. A resposta é simples, os movimentos de cidadãos não são abrangidos por esta lei.
Os novos dados estão lançados, agora só falta verificar o que nos irá trazer de novo em termos de ideias, participação activa, intervenção, critica construtiva, sensibilidade para a política, etc.
Para começar penso que foi positiva a aplicação desta lei ... e viva as mulheres.

11 comentários:

  1. E viva as mulheres mesmo que além de serem inteligentes são bonitas muitas são casadas e têm filhos pequenos. É que isto da política tem muito que se lhe diga, são muitas horas roubadas ás famílias e muito trabalho ao contrário do que muita gente pensa. Desejo boa sorte a todas e muita coragem e força para vencer os desafios que aí vêm. Viva as mulheres e viva Estremoz.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito bem esta lufada de ar fresco na política. Espero que todas elas correspondam ao que se espera delas. Força

    ResponderExcluir
  3. O MiETZ não tem gajas? Não admira, pois elas não são frequentadoras de tabernas...

    ResponderExcluir
  4. Embora os homens não admitam, as mulheres tem outra sensibilidade para as coisas. Acredito no trabalho que elas vão desenvolver em prol de Estremoz. Viva as mulhres. Viva o PSD

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com as mulheres na política, aliás, na minha opinião um dos problemas do Mundo é precisamente o facto de termos sociedades patriarcais por todo o planeta.
    O que está errado é ser a lei a obrigar que tal aconteça, o que sucede depois é que as mulheres encontram-se arredadas e as que têm conhecimento e pulso para tomar as rédeas de cargos públicos são afastadas pelos próprios homens por se sentirem ameaçados.
    A prova disso é haver várias mulheres nos diferentes partidos que tem provas dadas e nenhuma faz parte das listas, ou porque não se reveêm na política dos líderes ou porque são vistas como uma ameaça e nem são convidadas a participar.
    Assim temos pessoas sem experiência, algumas sem capacidade e sem noção da responsabilidade a aceitar concorrer a estes cargos públicos.
    No final ficamos todos a perder.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a participação das mulheres na Politica .Valoriza imenso a Democracia .Mas discordo de Quotas . Se não qualquer dia teremos quotas para Minorias Étnicas , para Minorias Sexuais

    ResponderExcluir
  7. concordo e sempre concordei com as mulheres na politica mas não foi nunca necessária uma lei para por exemplo os partidos de esquerda darem voz ás mulheres, as mulheres á esquerda sempre tiveram participação activa na politica e em cargos de liderança, portanto isso só será novidade á direita, que por exemplo agora tem a srª Ferreira Leite como a nº 1 do partido, olha se calhar foi o primeiro partido onde isso aconteceu..afinal na direita tambem se modernizam ... ehehehehehe

    ResponderExcluir
  8. Ainda não percebi porque razão a drª da CME, tantas vezes sentada na cadeira do prof. vintém, dizia à boca cheia que a cadeira de chefe de gabinete ou a de vereadora estava garantida, e agora não vai na lista do ps. Já percebi porque a drª diz muito bem do José Ramalho e mto mal do Fateixa. Pois é drª quando temos a mania que somos mais espertos que os nossos chefes e não sabemos o que é a humildade... reflecte ...

    ResponderExcluir
  9. Pensava que essa senhora era doutorADA, afinal disseram-me que é uma simples licenciada, que tanto mal diz dos professores, pondo en causa o seu trabalho, prof esses que até são doutorados ou com o mestrado feito ou até com especializações e a dita senhora acha-se mais do que eles. Pobre ignorância. iol...iol

    ResponderExcluir
  10. A D. Margarida Cunha tb. tem subido mto rápido na politica local, sabe deus como, talvez pr ter desempenhado um péssimo papel na associação de pais. Tanto lutou para ser o nº 3 mas não consegiu. Acho que o fateixa abriu os olhos, por essa razão vou votar nele.

    ResponderExcluir
  11. No que diz respeito ao abrir de olhos do Dr. Fateixa cabe referir o seguinte:
    Não parece que tenha os olhos mt abertos porque levou tempo demais a por na rua o músico meia tigela e para cúmulo (como é frequente ouvir-se em varios locais da cidade),escolheu para 2º na lista um "Sr" cuja incompetência, prepotência e falta de caracter, é por demais conhecido.Quando contar alguns episódios e\ou factos onde esse dito "Sr." foi protagonista, muitos ficarão a conhecer a falta de verticalidade, ombridade, honestidade e sentido democrático que esse "ser" é.

    ResponderExcluir