quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Debates na rádio

Afinal a montanha pariu um rato.
A propósito dos debates na rádio despertar muito se falou nos blogs da isenção (ou melhor, na falta dela) por parte do senhor Zé Gonçalez, mas afinal o dito jornalista revelou-se totalmente isento e conduziu o primeiro debate de forma exemplar.
Também muito se falava que um determinado candidato iria faltar. Afinal, foram lá todos.
Diga-se que foi um debate morno com uma tirada aqui ou acolá, mas nada de especial. Diga-se que os intervenientes também estiveram bem e respeitaram-se mutuamente.
O tema deste debate foi Educação, Juventude e Acção Social.
Diga-se que os intervenientes estiveram da seguinte forma:

José Fateixa - Como lhe competia defendeu a 'sua dama' e o trabalho do seu executivo.

Jorge Pinto - Surpreendeu-me pela positiva, pois embora não seja de Estremoz mostrou estar por dentro da realidade camarária.
António José Ramalho - Levava a lição estudada e 'desarmou' o senhor Mourinha quando falou naquele 'descuido' de ter deixado 'fugir' uma empresa que se pretendia instalar em Estremoz.
Luís Mariano - Esteve um pouco em baixo. Há quem diga que só concorreu para 'ajudar' o actual presidente.
Luís Assis - O candidato do CDS parece-me ter sido o mais fraco nas suas intervenções. Aquele discurso...de direita não será o mais apropriado para o tipo de audiência.
Luís Mourinha - Esteve ao seu estilo, embora não tenha demonstrado aquele à vontade que se lhe conhece.

Em suma, tratou-se de um debate produtivo para quem ouviu e principalmente para quem ainda não tem uma opinião formada.
Vamos aguardar pelo segundo debate.

24 comentários:

  1. Sinceramente, também gostei de ouvir a senhora professora Graça. Para quem agora começou na política nada mau.

    ResponderExcluir
  2. sim, sim ó nuno kontinuas rato, vai lá vai, levas um ximbalau nas 3 listas en k entras (deportados, assumbleia e no saõs domingos) assina qd escreves lindo!!!!
    Arnaldo matos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Graça, estiveste bem! Parabéns Ramalho, estiveste bem duas vezes (quando estampaste o Mourinha e quando deste a palavra à Graça).
    Não percas muito tempo a mostrar que conheces bem os problemas e que és competente para os resolver. Cá na terrinha ser culto e competente vale pouco ou nada. O que conta é derrubar os adversários. Tens de malhar forte neles. Acho que devias ter centrado a tua atenção no teu principal adversário e esse é o Fateixa.

    ResponderExcluir
  4. Ò Arnaldo que não és Matos,
    Estás completamente enganado no autor do comentário porque eu dou a cara e coloquei o meu nome. Cada um é livre de pensar o que quizer e eu acho que o To Ze Ramalho é de todos o melhor candidato e agora apercebi-me que tem uma excelente nº2 na sua lista. Aliás já a conhecia dos tempos em ela pertenceu à gestão da escola com o prof. Sadio. Porque será que o socialista Sadio a foi buscar para a sua equipa? Por competencia e capacidades, claro.

    ResponderExcluir
  5. Relativamente aos comentários já efectuados sobre o tema discordo em parte naquilo que foi dito. O candidato do PSD frisou e bem a pacificidade com que se assistiu á fuga várias empresas para concelhos vizinhos, no entanto já não achei muito bem, quando se falava da criação de empregos no concelho se tenha exemplificado com a instalação de uma empresa eólica que directa e indirectamente poderia fixar nunca mais de 2 a 3 postos de trabalho, não escorando as hipoteses de essa estrutura trazer mais valias económicas para o concelho.
    No que concerne aos retantes candidatos, admito que o Jorge Pinto se sentiu como peixe na água quando se falava em questões de caracter de gestão autarquica e enquadramento legal das situações, mas depois creio que demonstrou um fraco conhecimento real do concelho, o candidato do BE achei muito fraco á semelhança do Luis Assis. O Luis Mourinha pareceu-me muito á vontade, mais cauteloso nas palavras (ou na forma como as dizia), sendo para mim a demonstração do "Know How" do concelho quando debateu directamente com os Dois candidatos do PS a questão da instalação da Força Especial de Bombeiros "Canarinhos", que ao que parece (até afirmado pelo Sr. Presidente)está a violar o PDM em vigor

    SC

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!

    Aqui manifesto o meu agrado ao ouvir o debate, foi um debate onde todos os candidatos manifestaram as suas ideias, respeitando-se, e tambem transmitindo aquilo que faz com que cada candidato seja diferente.
    Os meus parabéns a todos, mas um cumprimento especial ao Dr.Jorge Pinto que mostrou, que mesmo não sendo da terra conhece 'por dentro' aquilo que se passa na cidade, aliás parece-me ser uma pessoa que priveligia as pessoas, e quer apostar na melhoria significativa da qualidade das suas vidas. Veremos o que acontece nos próximos debates...

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  7. foi pena os candidatos terem fugido à questão dos ciganos, resumiram o tema Acção Social aos idosos, todos têm medo de falar sobre eles...O QUE IRÃO FAZER QUANDO O NOVO POSTO DA GNR ARRANCAR COM AS OBRAS?

    ResponderExcluir
  8. Sei que não tem muito a ver com este caso, mas ainda assim gostaria de dar destaque a uma noticia que li hoje nos "Brados". O autor é Jorge M Pereira, e está na pag. 7 com o titulo "Detidos por posse de Cocaína":
    De acordo com a noticia, foram necessários 12 POLICIAS, para deter 1 individuo. Tudo bem, os policias lá fizeram o seu trabalho, mas de facto esta noticia contraria aqueles que dizem que em Portugal há poucos policias. Agora digo eu: Para quê mais policias? quanto a mim, são suficientes. Não têm é qualquer poder. Quando o traficante foi preso, logo o Delegado do Ministério Público se encarregou do libertar, sabendo que no momento a seguir esse mesmo traficante voltou a seu "trabalhinho". Pena é que a "coca" não vá ser vendida aos filhos do individuo do MP, ou aos filhos Juízes ou dos políticos que aprovam estas leis. Talvez assim, não fosse necessária mais Policia na rua como por aí se reclama.
    Manuel Costa

    ResponderExcluir
  9. ora bem eu tambem gostei de ver o respeito mútuo entre candidatos assim sim. pareceu-me que o Sr. Luis mariano (BE) sabe do que fala principalmente quando conhece Santiago tão bem e aí sim é necessária uma forte intervenção da Acção Social, O Mourinha é a lastima connhece pois não há-de conhecer estve la tanto tempo e durante dois mandatos teve uma boa equipa com ele e programas da CDu e do Dr. Sena. o Sr. Jose Ramalho esteve bem, mas é de direita e o outro Sr. então assis não é?? bem disse coisas sem muito nexo e que não são reais, o Sr. Fateixa pois aquele cartaz aí fora já diz tudo e se analisarmos o trabalho não feito.. sabemos com o que podemos contar com o ps fateixa, o sr. Jorge Pinto afinal engana, engana no bom sentido, porque sabe do que fala esta por dentro da realidade do Concelho.. sim Sr. vou esperar para ouvir mais mas vou estar con certeza atenta.

    ResponderExcluir
  10. CDS - Assis - Para esquecer
    CDU - Pinto - Anda a estudar Estremoz mas tem o rabo preso
    BE - Mariano - Surpreendeu pela positiva
    PS - Fateixa - A falar arruma qq um dos outros mesmo qdo não tem razão.
    PSD - Ramalho - Lunático e filosófico, de política não percebe nada.
    Mietz - Mourinha - Estilo ultrapassado e baixo nível, até nunca mais.

    Na minha opinião dou mais um mandato aos que lá estão, penso que 4 anos é muito pouco tempo e ao que parece há muito projecto a começar a andar, a CDU é um retrocesso aqui ou em qualquer parte do globo, o Mourinha já teve o tempo dele e não deixa saudades para além do estilo e postura envergonhar.
    Os outros não têm, julgo que nem querem ter, hipóteses.

    ResponderExcluir
  11. Este debate foi bastante esclarecedor, para quem ainda estava com dúvidas em relação às competências de cada um dos candidatos. Os comentários e intervenções pouco felizes do sr. Mourinha, revelam que o senhor não percebe, e nunca percebeu, nada do que se faz em termos de gestão autárquica. Fala por falar e quando se colocam questões concretas fica completamente a leste, não tem opinião, manda umas basófias e pronto.
    Pergunto:é neste representante que os estremocenses se revêem?Se querem mudança( embora o meu voto vá novamente para o dr. Fateixa)pois então dêem oportunidade a qualquer outro dos candidatos novos. Agora mais 4 anos com mourinha significa recuar no tempo, ver passar os outros...o concelho não merece...

    ResponderExcluir
  12. Isto Santo Deus anda tudo doido. Se o panorama eleitoral for este que se encontra reflectido neste blogue, acho que é desta que vou emigrar.
    Então o Mourinha esteve lá, arranjou as embrulhadas que arranjou e ainda há que sequer pense em votar nele? Chiça.
    O Fateixa e o José Ramalho (o carcará do centro de emprego) têm passado a vida a prometer e a ameaçar pessoas e agora ainda admitem que ele continue? vou ali jé volto
    As únicas duas candidaturas que a meu ver prometem mudanças são a do Ramalho (tó-zé) e a do Jorge Pinto.
    O Jorge Pinto é comuna, é certo, mas revela competência, humildade e algum conhecimento.
    O Ramalho é, sem dúvida, o mais capaz. Pena é que não tenha jeito nem feitio nenhum para a política.
    Concluindo, vou emigrar

    ResponderExcluir
  13. Os projectos quais projectos foram todos cosidos com linhas de alinhavar e repassados de mentiras coisas que deveriam estar concluidas nas palabvras do sr. fateixa há mais de dois anos e o que vemos? nada! Em relação á água por exemplo a unica coisa feita em 4 anos foi um placard enorme que deve ter custado um balurdio ao Municipio nada mais...gostava de saber tambem já agora onde é que o Dr. Jorge Pinto tem o rabo preso?? Não percebi realmente.

    ResponderExcluir
  14. Caro anónimo das 16:03 aproveite e leve tb o Jorge Pinto! Realmente não sabem o que dizem! Esse senhor nunca soube na vida o que é trabalhar! Toda a vida viveu à conta dos camaradas e com toda a certeza já tem uma reforma superior a 80% dos trabalhadores no activo! VERGONHOSO!!

    ResponderExcluir
  15. esse senhor nunca soube na vida o que é trabalhar? o sr. por acaso sabe o que é ser militante activo de um partido como o Partido Comunista Português... não sabe do que fala, reforma?? o sr. trabalha por conta propria e não é funcionário do partido,é um militante( neste partido não se pagam cachés para os militantes trabalharem) o que faz é em prol desta sociedade, que, sabe que mais, se calhar não o merece.

    ResponderExcluir
  16. Tiveram já oportunidades de melhorar o concelho por diversas vezes, com gente honesta e trabalhadora a sorte deste Concelho já lhe escapou por variadissimas vezes por entre os dedos, não vamos deixar que desta vez tambem aconteça o mesmo vamos votar em quem sabe em quem é inteligente e não chicos espertismos disso tanto Portugal como o nosso Concelho está farto vamos dar o voto a quem sabe trabalhar e a quem respeita as gentes e trate todos por igual... força Jorge Pinto, força CDU!

    ResponderExcluir
  17. e depois? à conta própria de quem ?, conta própria da câmara de estremoz, arraiolos, v. viçosa, montemor, dando acessoria com a empresa formada como o seu sócio leirão? é disso que fala menina? é dessa conta própria, para quê ordenado do partido quando se tem ordenado dessa empresa? que por acaso foi formada para dar acessorias ao pocal. veja do que fala antes de vir para a net mandar bocas, tentando vestir lobo com pele de cordeiro. pode sempre contar comigo para lhe dar no rabinho .... é sempre assim cada vez que se esticar, pode-se constipar, pois a manta é curta.

    ResponderExcluir
  18. Ontem assistimos a mais um debate na rádio, queria felicitar o José Gonçalez pelo excelente profissionalismo com que conduziu mais um debate.
    Em relação aos candidatos, já era de esperar o que se passou, acho que todas as pessoas deviam ouvir estes debates e analisarem bem as intervenções a fim de decidirem o que não querem para Estremoz.
    Achei que estiveram bem à excepção do candidato Mourinha, não disse com nexo mandou umas basófias enfim ao seu estilo, demarcou-se dos outros mas pela negativa.

    ResponderExcluir
  19. Eu até concordo que o Mourinha,nâo tem um discurso,uma falação,como diz o povo,igual aos outros candidatos...talvez o seu discurso não seja tão correcto,como o de alguns...mas o povo,e os estremocenses estão cansados de palavras bonitas e promessas,tretas!Querem é que lhe resolvam os problemas na prática...e todos sabemos que o Mourinha,com todos os defeitos que possa ter, é de longe o candidato que chega junto dos cidadãos e os ajuda a superar as suas dificuldades.É directo,frontal....não é de burocracias.Pratica uma política de proximidade...é prático...e é isso que os estremocenses querem.Gosta de um petisco,um copo,quem não gosta?Só que ele não se esconde...e os outros?De que vale a casa de Estremoz,se não temos água em casa,as ruas estão sujas,as estradas esburacadas...Falam bem...mas não fazem nada!Boa noite.

    ResponderExcluir
  20. Como se podem fixar os jovens em ETZ,se as taxas de construção são as mais elevadas da região?Os projectos para serem aprovados demoram uma eternidade...Como se pode falar em património,quando para pintar um casa e se ocupa dois metros do passeio durante um dia ou dois se paga uma taxa superior ao custo da pintura!O único candidato que até ao momento prometeu que vai alterar essa situação caso seja eleito,foi...acertou,o Mourinha!Já agora se o actual executivo desenvolve,desenvolveu,um trabalho de qualidade,porque não se voltam a candidatar os mesmos elementos...sai o 2,o 3...o Vintém já tinha ido.Normalmente em equipa que se ganha não se mexe!

    ResponderExcluir
  21. A propósito dos candidatos da CDU,o cabeça de lista não tem nada a ver com ESTREMOZ...reside em Borba e ganha a vida em várias autarquias por aí,da CDU,claro. Em acessorias...mas para a assembleia,também há quem faça o mesmo!A dr.Carla,convidou os colegas de debate para uma cervejinha no Zés,fazia anos...e desabafou que embora estivesse em Lisboa,gostava muito do Alentejo,dando uma escapadela para cá sempre que podia...do terceiro,ninguém o conhece...o quarto devia ser o primeiro,é boa pessoa e conhece o Concelho,os outros...enfim!Com tanta gente de valor que tem a CDU,porquê estes candidatos?

    ResponderExcluir
  22. olha a manta ... lol tas enganado mas obrigado pelo elogio.... ehehehehehh.

    ResponderExcluir
  23. Numa coisa têm que concordar... O Fateixa tem uma diplomacia e uma capacidade de ignorar provocações rasteiras(do BE nomeadamente) que o colocam muito à frente de todos os outros candidatos.Cidade de Excelência ou não, o actual presidente é excelente em matéria de diplomacia.

    ResponderExcluir