segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Depois das eleições...


... as 'coligações'.
Depois dos resultados das últimas eleições autárquicas, eis que os principais elementos das diversas listas se desdobram em contactos com os seus (ex.) adversários no sentido de efectuarem um 'acordo' ou 'coligação'.
Isto acontece com aqueles órgãos em que o partido ou movimento vencedor não obteve maioria absoluta. No caso concreto do concelho de Estremoz, o panorama pode ser o seguinte:Verificar ortografia
Arcos - Maioria Absoluta do Movimento Independente
Veiros - Maioria Absoluta do PSD
Santa Vitória - Maioria Absoluta da CDU
Evoramonte - Maioria Absoluta do PS
Santo André - Maioria Relativa do MiETZ. No caso desta junta, ao que parece, o acordo será 2MiETZ+1PSD
S. Bento Ameixial - Maioria Absoluta do PSD
Glória - Maioria Absoluta do Movimento Independente
S. Bento do Cortiço - Maioria Absoluta da CDU
S. Lourenço - Maioria Relativa do PS. Aqui parece não haver consenso. Embora a maioria dos elementos da lista do PS preferissem um acordo 2PS+Constantino (CDU), ao que parece não foi autorizado, pelo que o PS vai 'arriscar' a indicação dos três nomes.
Santa Maria - Maioria Relativa do MiETZ. Aqui tudo indica que irá haver um acordo 3MiETZ+2PSD. No entanto, há quem coloque a hipótese de 4MiETZ+1PS (João Pingarilho)
S. Domingos - Maioria Absoluta do PS
Assembleia Municipal - Ao contrário do que costuma ser habitual, cada partido irá apresentar o seu próprio candidato. Tudo indica que o presidente da AM seja o candidato do MiETZ. A acontecer, será das poucas vezes que ã Mesa deste órgão é da mesma cor da Câmara Municipal.
Câmara Municipal - Levando em conta tudo o que os eleitos disseram na noite das eleições, o novo executivo não terá qualquer 'bengala' para o apoiar, pelo que o MiETZ irá 'governar' a autarquia sem maioria ( 3MiETZ+3PS+1PSD ).

10 comentários:

  1. Muito sinceramente não concordo nada com estes acordos. Em minha opinião, quem ganhava governava e aplicava o seu programa eleitoral. Quem perdia fazia oposição construtiva. No final do mandato cá estavamos nós para julgar o desempenho de todos. VIVA A DEMOCRACIA

    ResponderExcluir
  2. Ao ler:
    "Assembleia Municipal - Ao contrário do que costuma ser habitual, cada partido irá apresentar o seu próprio candidato. Tudo indica que o presidente da AM seja o candidato do MiETZ. A acontecer, será das poucas vezes que a Mesa deste órgão é da mesma cor da Câmara Municipal."
    Penso:
    Em Estremoz tudo tem de correr mal!? Espero que não se concretize o que o autor do Post acha que tudo indica acontecerá e o presidente da AM seja o candidato do MiETZ.
    Faço um apelo aos membros da AM eleitos pelos Grupos de Cidadãos de Arcos, da Glória, do PCP, do PSD e do PS para não darem a presidência da AM ao MiETZ do Mourinha. É uma questão de bom senso. Não gosto de homogeneidades porque dão direito à possibilidade de golpadas de todo o tipo.
    Eu que até nem topo os xuxas apoio uma presidência cor de rosa com mais um elemento do PSD e outro do PCP na mesa da AM. É importante que os independentes do Mourinha saibam que não são a maioria. E quanto a maiorias já bastou a experiência da última no governo de Sócrates.

    ResponderExcluir
  3. e assim é que deveria ser, deixemo-nos de acordos.isso só dá buraco, dois galos numa capoeira?? HUmmm não me parece. cada um tem o seu programa e o Presidente Mourinha irá dialogar com todos não vai ser como foi com o Sr. Fateixa que só olhou para os da côr dele e mal , por isso deixemo-mo-nos de meias.

    ResponderExcluir
  4. a história que se conta da Silvia Dias estar de baixa pk foi pressionada pelo fateixa e pelo ramalho para renunciar ao mandato é verdade ?

    ResponderExcluir
  5. ò pelourinho tu serás o eterno " Salta - Pocinhas"??

    ResponderExcluir
  6. Nao se fala noutra coisa na Cidade, um conhecido e ex membro do executivo anterior de Luis Mourinha ~será o autor do PELOURINHO DE ESTREMOZ.

    ResponderExcluir
  7. Ficará muito bem, o psd parabéns.

    ResponderExcluir
  8. vai voltar as bebedeiras e a desordem na camara.até há quem ja se tenha demitido das funções que exercia na empresa onde trabalhava(a filha do senhor minguens)para ir apanhar o taxinho na camara.tanta gentalha.

    ResponderExcluir
  9. todos menos o Pardal como Presidente da AM esse não diz duas seguidas coitado. Antes o do PSD.

    ResponderExcluir