terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Esta não sabia eu!!!

Notícia da Rádio Voz da Planície ( Beja )

2007-03-28 07:00
AMALGA: Constituição da empresa e lançamento de concurso
Exclusivo
Conselho de Administração da AMALGA reúne dia 30 e vai constituir a empresa “Águas do Alentejo Sul, Empresa Intermunicipal” e marcar a data da Assembleia Intermunicipal.
O Conselho de Administração da Associação de Municípios para a Gestão do Ambiente, vulgo AMALGA, vai reunir na próxima sexta-feira, 30 de Março, para formalizar a constituição da empresa “Águas do Alentejo Sul, Empresa Intermunicipal”, entidade que passará a gerir o fornecimento de água aos municípios que subscreverem o capital social.
Confirma-se assim a notícia avançada pela nossa estação, no passado dia 22 de Março, que dava como adquirido, o arranque da empresa durante o mês de Abril.
Mantém-se a situação de adesão, por parte dos municípios à “Aguas do Alentejo Sul”, estando garantida a presenças das câmaras de Beja, Moura, Serpa, Aljustrel e Almodôvar, continuando o impasse com Castro Verde e Barrancos e a saída definitiva de Mértola e Ourique.
Segundo apurou a Voz da Planície, a empresa a criar terá um capital social de 1 milhão de euros, 51% dos quais serão subscritos pelos municípios aderentes e os restantes 49% ficarão reservados ao parceiro institucional, que será escolhido por Concurso Publico Internacional, cujo regulamento será aprovado na Assembleia Intermunicipal da AMALGA, a realizar durante o próximo mês de Abril, cuja data será também marcada na próxima sexta-feira.
A Voz da Planície sabe que pelo menos sete empresas já manifestaram o seu interesse em aderir à “Águas do Alentejo Sul”, tendo um dos mais recentes contactos sido protagonizado pela espanhola, Aqualia- Gestion Integral del Água, SA, uma companhia do Grupo FCC, líder em Espanha na gestão destes serviços e, que poderá vir a ser o parceiro da AMALGA na empresa.
Em Espanha o Grupo FCC está presente em 800 municípios e serve uma população de 11 milhões de habitantes, tendo recentemente conseguido contratos em Portugal, Itália e Republica Checa e a sua carteira de serviços ascendia em finais de 2005 a 15.336 milhões de euros.
Além disso a Aqualia possui uma carteira de mais de 6 milhões de euros e a sua cifra de negócios os 570 milhões no final deste exercício e, distribui água através de 23.000 quilómetros de condutas. Durante o ano, em termos de milhões de metros/ cúbicos, a empresa produz 342 mil, depura 396 mil, distribui 596 mil e potabiliza 302 mil, cobrindo uma quota de mercado de 33% no sector.
Em Portugal será a empresa encarregada da gestão da água, tanto em alta como em baixa, durante os próximos 40 anos na Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo, que integra nove municípios, onde prestará serviço a mais de 200.000 habitantes.
A Voz da Planície está em condições de avançar que Luís Mourinha, ex-presidente da Câmara de Estremoz, como eleito nas listas da CDU, é o responsável de negócios da Aqualia-Gestion Integral del Água, SA, no Alentejo.
Recorde-se que na última reunião do Executivo da Câmara de Beja, o Partido Socialista colocou a questão da necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre os sistemas de abastecimento de água em alta e, a adesão da edilidade ao Sistema Intermunicipal ou ao Multimunicipal.
Carlos Figueiredo, vereador do PS, defendeu que é necessário ponderar a que estrutura se deve aderir, defendendo que a edilidade trouxesse um técnico da empresa Águas de Portugal, para explicar as vantagens do Sistema Multimunicipal.
Teixeira Correia

2 comentários:

  1. Olha, olha o que o mourinha vai querer para Estremoz, ou melhor, para ele ($$$$$$)

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  2. Ganda Mourinha. Quem sabe nunca esquece.....

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