segunda-feira, 27 de abril de 2009

Qualidade da água das nossas fontes

Como manda a lei, a Câmara efectua analises à qualidade da água das várias fontes e furos que existem no nosso concelho. A título de exemplo, na freguesia de Santa Maria, a autarquia tem requerido analises à agua dos tanques públicos da Frandina, Fonte do Fargel (Frandina), Fonte da Fonte do Imperador, Furo da Fonte do Imperador, Fonte da Silveirinha na Granja, Fonte junto aos tanques públicos de Mamporcão e Fonte de Cabaços.
Na colheita efectuada pela Quimiteste no passado dia 25 de Março deste ano, verifica-se que a Fonte junto aos tanques públicos de Mamporcão e a Fonte de Cabaços apresentam valores acima dos valores estabelecidos pelo Decreto Lei nº 306/2007, no que se refere às Bactérias Coliformas, enquanto que os Nitratos estão dentro dos valores definidos por lei.
Mas afinal, o que são Bactérias Coliformes?
São bactérias que não são da água, mas sim dos esgotos, podendo ou não causar doenças às pessoas que beberem dessa água, onde se encontram as bactérias coliformas. Elas vivem no interior do intestino de todos nós, auxiliando a nossa digestão. É claro que nossas fezes contém um número astronómico dessas bactérias: cerca de 200 biliões de coliformes são eliminados por cada um de nós, todos os dias. Isso tem uma grande importância para a avaliação da qualidade da água das fontes ou furos, as suas águas recebem esgotos, fatalmente receberão coliformes.
Segundo está estipulado o valor das Bactérias Coliformas deverá ser 'ZERO'. No caso concreto da Fonte de Mamporcão e Fonte de Cabaços, estas apresentam valores paramétricos de 10 e 46, respectivamente.
Quando o calor apertar, não beba água de uma fonte qualquer...

8 comentários:

  1. AQUI DEIXO UM BREVE TEXTO PARA REFLEXÃO QUE DESCREVE UM COMENTADOR POLÍTICO DA NOSSA PRAÇA. ACEITAM-SE APOSTAS! E O GAJO É...
    "O facto de toda a gente poder dizer tudo não é necessariamente positivo. É, de resto, uma impossibilidade. Ninguém pode ter opinião fundamentada, ou sequer razoável, sobre quase tudo o que está em jogo. Clarificando: todos podem falar, é certo, mas seria melhor para todos se cada um falasse do que sabe. As coisas deveriam ser inversamente proporcionais. Sempre assim foi - há minorias que se especializam em áreas específicas e que, por isso, conquistam o direito a ter opinião. Inversamente proporcional - muito poucos podem falar sobre muitas coisas. A ideia, tão em voga, especialmente nos media electrónicos, de que todos têm direito à opinião é uma farsa. Uma perversidade.
    Publicada por jmf"

    ResponderExcluir
  2. Entao o tio ZR ta muito chateado porque a sessao da assembleia foi marcada para o dia 24/04?
    Nao percebo porque entao o seu correlegionario pardal, membro obediente do seu partido, tava la na comissao permanente e permitiu? Tambem na percebo se a maioria que esta la sao de esquerda fazem uma afronta dessas?
    Outra coisa que nao percebo é quando fala dos custos que tem varias reunioes da assembleia. Mas se o 1ºministro diz que a democracia nao tem preço, especialmente em alturas de crise, em que nao ha problema que as eleiçoes sejam em datas diferentes. Do que e que o ZR se queixa? E para tentar disfarçar que numas coisas esta do lado dos xuxalistas e noutras (mais eleitoralistas) ja não, nao percebo?
    Tambem nao percebo porque se queixa do extenso agendamento das sessoes. Entao ele com toda a sua sabedoria e experiencia nao sabe que a maior parte dos assuntos agendados sao a pedido do executivo da camara? Entao se ha muitos assuntos e porque o executivo faz as coisas em cima do joelho, isto é, quando os prazos estao a terminar. Como tambem, havera poucas sessoes da assembleia ao longo do ano. Onde pelas que assisti quase nao tem tempo para explicar ou dizer nada...bem talvez nao seja isto mau de todo pois evita que o Fantoeicha se perca em autoelogios e que os xuxalistas nao exagerem nos louvoures e agradecimentos, pois nao tem feito outra coisa...Propostas?...essas...viste-as

    ResponderExcluir
  3. Ora aí está um comentário absolutamente delicioso do Nuno Rato. Eu até concordo com o que ele escreveu mas teria sido bonito ele assinar o seu nome. Ó senhor não tenha medo a democracia também tem destes custos. O custo do contraditório!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. E a Junta ou Câmara já meteram alguma placa a proibir o consumo de água nessas fontes?

    ResponderExcluir
  5. Vejam lá se começam a comentar o assunto da água nas fontes

    ResponderExcluir
  6. Anónomo das 21.59
    Criticas o NR de não se ter identificado, mas tu fizeste o mesmo looll

    ResponderExcluir
  7. Senhor Pelourinho de Estremoz tenho acompanhado com relativo interesse a saudável discussão democratica em torno de alguns "posts" que V. Exa. de forma pertinente tem colocado no seu blog. Acredito que é através da discussão, da partilha de opiniões, que os "problemas" se podem resolver, isto é fazer política. Todos os cidadãos participantes de forma activa na defesa da sua cidade, exercendo o seu dever cívico, exercendo o seu dever e direito de cidadania, são politicos. Foi graças a Abril de 74 que hoje podemos, livremente, apresentar as nossas opiniões. Porém quero deixar um pequeno esclarecimento: sou político, gosto de fazer política, não tenho MEDO de dizer o que penso, o que acredito e quando o faço assumo e assumirei as minhas posições. E mesmo quando erro, resta-me reconhecer o erro e se possível, corriji-lo.
    Como referi assumo as minhas posições, então se num comentário anónimo (20/04/08 - 20h08m) me atribuem a autoria de um comentário anterior, permita-me que veemente negue tal autoria. Contudo lisonjeia-me o facto de se comentar a minha pessoa, bem ou mal, não me importa, pois considero que a minha passagem pela vida não deixa as pessoas indiferentes. Nada é pior que a indiferença e discriminação.

    Nuno Rato

    ResponderExcluir
  8. Parece-me que a maioria do pessoal que deixou aqui alguns comentários está muito pouco interessado na qualidade da água das nossas fontes. A lavagem de roupa suja está no top.
    Se o responsável pelo blog apagasse as mensagens que nada têm a ver com a qualidade da água, penso que o blog ficava mais limpo.
    E eu para não cair no mesmo erro, aqui deixo o meu comentário (incompleto) sobre a água: Presunção e água benta cada um...

    ResponderExcluir