terça-feira, 31 de março de 2009

Programa 'Joga À Bola' em Estremoz


No próximo dia 25 de Abril, pelas 15 horas, no Estádio Municipal de Estremoz, realiza-se um encontro de Kid's, designado por '8º Convívio Escolinhas de Futebol'.
Está prevista a presença dos seguintes clubes:
Atlético Sport Clube (Reguengos de Monsaraz)
Sport Clube Alcaçovense
G.D.R. Canaviais
F.C. Redondense
G.D. Monte Trigo
S.C. Viana Alentejo
L.F.C. Morense
G. União Sport
Lusitano Ginásio Clube
Sport Lisboa e Évora
e logicamente, o C.F. Estremoz
Aqui está uma excelente iniciativa a não perder. Vá ao Estádio Municipal de Estremoz e verá que não se arrepende.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Autárquicas/2009

Jorge Pinto é candidato da CDU em Estremoz?

A revista 'MAIS ALENTEJO' apresenta os nomes dos candidatos nos diversos concelhos.
No caso concreto de Estremoz, aquela revista 'avança' com o nome de Jorge Pinto como sendo o candidato da CDU em Estremoz.
Ficamos a aguardar pela confirmação oficial.

domingo, 29 de março de 2009

Autárquicas/2009

Quem será o próximo presidente?

Luis Mourinha (MiETZ) - 9% - 42 votos


Luis Assis (CDS/PP) - 7% - 35 votos


Jose Fateixa (PS) - 44% - 219 votos


Antonio Ramalho (PSD) - 38% - 185 votos


CDU - 2% - 12 votos


BE - 0% - 0 votos


Total de votos - 493

Novo parque infantil

Numa volta pela cidade deparei-me com uma boa obra que está a ser realizada no Campo da Feira.
Refiro-me a um novo parque infantil que está a ser implantado junto ao polidesportivo.
As crianças daquele bairro, da cobata e da mata ficarão felizes com a ideia. Tratava-se de um espaço que estava desaproveitado, pelo que é de aplaudir a iniciativa.
Por outro lado, aquela zona fica mais embelezada
.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Trânsito na cidade

O colega 'Kruzes Kanhoto' publicou um post sobre o estacionamento numa rua de Estremoz. Aproveito a embalagem para abordar o problema do trânsito na cidade. O dito blog mostra uma situação que se repete todos os dias na Rua Víctor Cordon, mas podemos falar da Rua 5 de Outubro (rua dos correios), do Largo da República (frente à CGD), do Rossio Marquês de Pombal (rua frente aos cafés), da Rua Vasco da Gama, da Rua 31 de Janeiro, da Rua Egas de Moniz (frente à Escola Secundária e Segurança Social), enfim, acho que já chega.
O trânsito na cidade está em caos e não há quem ponha ordem nisto. Depois de ter saído o nosso amigo polícia ... , nunca mais foram respeitados sinais de estacionamento proibido. O caricato da situação é que já tenho assistido ao carro da PSP numa fila a tocar as sirenes...
Há pessoas que não dão um passo a pé para ir tratar dos seus assuntos, chegando ao cumulo de não levar o carrito para dentro da loja, correios, bancos, etc, porque ele não cabe...


Novidades do PS

Embora ainda não seja oficial, o 'Pelourinho' avança com os nomes do cabeça de lista às Juntas de Freguesia.

Santo André - José Rebola
Santa Maria - João Pingarilho
Veiros - José Painha

S. Lourenço - Sérgio Carvalho

Arcos - Rui Garcia

Glória - Rui Patricio

Evoramonte - Bruno Oliveira

Santa Vitória - Joaquim Travassos

S. Bento Ameixial - ???

S. Bento Cortiço - João Cunha

S. Domingos - José Dias



quarta-feira, 25 de março de 2009

Mais apoio aos idosos !!!

A população do nosso concelho está cada vez mais envelhecida. Os jovens que têm possibilidades de ir estudar para fora do concelho já não regressam e assistimos a um envelhecimento galopante da nossa população. Isto vem a propósito do tema que lhes apresento.
Aqui fica um bom exemplo do que uma Câmara pode e deve fazer pelos idosos. Não seria melhor investimento do que aquele que é feito em almoços de idosos em que lá vão os menos necessitados?


Câmara Municipal de Vila real
( Concelho com 18 freguesias )

Unidade Móvel de Saúde
A Unidade Móvel de Saúde visa garantir uma vida mais segura e facilitada para idosos, pessoas com mobilidade reduzida e população em geral, através da prestação de cuidados primários de saúde, entre outros, rastreio de colesterol, diabetes, tensão arterial, pequenos curativos. A viatura vai percorrer as freguesias rurais do Concelho, de acordo com um calendário enviado antecipadamente para as Juntas de Freguesia, numa lógica de proximidade dos serviços. Manuel Martins adiantou, a este propósito, que a Câmara Municipal vai lançar, em breve, um concurso para a contratação de uma empresa para apoiar a Unidade Móvel de Saúde, através da disponibilização de serviços de tele cardiologia, que permitem, não só a realização de electrocardiograma, mas, também, a sua transmissão, via Internet, para análise de um cardiologista, ficando o histórico dos utentes registado numa base de dados confidencial, assim como de equipamentos skeeper, isto é, um aparelho móvel, transportável no pulso ou em colar, que permite aos seus utilizadores, sobretudo idosos que vivem sós, estar em contacto permanente com familiares ou com os serviços de prestação de cuidados de saúde, bastando-lhes, para tal, em caso de necessidade, premir um botão
.

Diziam coisas, afinal...

Afinal, o que mudou no funcionamento da nossa câmara em relação ao que se passava antes?
A propósito da sondagem que está a decorrer aqui no 'Pelourinho' resolvi ir dar uma espreitadela e verifiquei a visita de alguns ilustres visitantes com IP's da câmara em plena hora de trabalho, assim como da Escola Sebastião da Gama (os alunos não devem ser). Ao verificar esta situação, recordei-me de um comentário que li noutro blog em que quem comentava dizia: "Eles preocupam-se mais com o que se diz nos blogues do que com os problemas que afectam a cidade e as pessoas".
Mas a minha critica não se fica por aqui. Com a nova lei do tabaco eis que surgiram algumas situações no mínimo caricatas que deixam mal vistos (ainda mais) os funcionários públicos. Se na Escola Secundária os ditos fumadores percorrem uma distância significativa para ir fumar junto ao portão principal, na nossa câmara (edifício principal) os fumadores 'arranjaram' uma sala, ou melhor, uma sacada virada para o mercado abastecedor para satisfazer esse maldito vício. Diariamente, por volta das 9.30h da manhã (é a hora que lá passo), a referida sacada está com lotação esgotada. Não é que me incomode, mas que parece mal lá isso parece, principalmente aqueles contribuintes que têm os seus impostos em dia e que no mês de Abril, por exemplo, irão ter que efectuar o pagamento do imposto da casa, imposto esse que vai para os cofres da autarquia. Ficamos com a sensação (será que é só sensação?) de que estamos a pagar para eles (alguns, não são todos) não trabalharem. Vem isto a propósito de alguns comentários de que "acabou a rebaldaria do tempo do outro" (leia-se Mourinha), afinal as situações repetem-se sem que sejam tomadas medidas. Isto não é uma critica aos funcionários mas sim às chefias. Já imaginaram se um dia os vossos filhos chegassem a casa a dizer que o professor em plena aula foi para a janela fumar...certamente não iriam gostar, nem iriam concordar. Aliás, muitos estabelecimentos de ensino já criaram a 'sala de fumadores', porque não segue a câmara o exemplo e acaba com aquela cena dos 'funcionários à sacada'.
Atenção que não é uma critica, mas sim uma sugestão.

terça-feira, 24 de março de 2009

Reporter por um dia...na cabovisão

A Cabovisão está a promover uma nova rubrica do Canal V! onde os clientes podem ser “Repórteres por um dia” do local onde moram.
É muito fácil! Vá à página do Canal V! no site da Cabovisão e saiba como participar.
A sua localidade agradece!
Canal V! da Cabovisão

Novidades no MiETZ

Carla Cunha convidada pelo MiETZ para avançar em S. Domingos

Ao que o 'Pelourinho' conseguiu apurar, o MiETZ-Movimento de Independentes por Estremoz convidou a autarca Carla Cunha para encabeçar a sua lista em S. Domingos.
Carla Cunha é actualmente secretária da Junta, eleita pela CDU.

Autárquicas/2009

José Dias recandidata-se em S. Domingos

José Dias, actual membro da Assembleia de Freguesia de S. Domingos e candidato derrotado em 2005, vai novamente encabeçar a lista do PS naquela freguesia.Ao que parece, em equipa que perde também não se mexe. Ou será por falta de alternativas?

Não resisti

Foto: Blog CF Estremoz


segunda-feira, 23 de março de 2009

Festa sem foguetes não é festa

Uns amigos meus cá da terrinha resolveram organizar uma festa em que haveria animação e alegria. Os meus amigos prometeram que na hora apresentariam os 'artistas'. Toca a mobilizar gente para a festa através convites enviados por mail's e newsletter a tudo o que era gente. Estava em perspectiva uma grande festa que tinha hora marcada e tudo (14.30h) e transmissão pela Internet para tornar a coisa mais IN. A coisa prometia embora os 'artistas' fossem do desconhecimento geral e a malta cá da terrinha estivesse ansiosa para saber se os ditos seriam os do costume, ou seja, mais do mesmo. Já com todos os convidados ???(foram notadas algumas ausências) reunidos para a festa, eis que os organizadores começam a falar para entreter o pessoal, mas não era por isso que o pessoal aguardava, era pelos verdadeiros 'artistas'. A tarde já ia longa e os artistas' não havia meio de chegarem, até que um dos organizadores da festa resolveu dar a informação de que afinal não havia ´artistas´ e que tinha sido estratégia para atrair o zé povinho. Esta informação caiu mal nos convidados que acabaram por sair defraudados por não terem visto os verdadeiros ´artistas´e nem sequer ouviram os foguetes. Festa sem foguetes não é festa.

domingo, 22 de março de 2009

Autárquicas/2009

Foto: Blog do José Ramalho
Nuno Rato é o cabeça de lista do PSD à Assembleia Municipal

Não tem sido nada fácil obter novidades das listas do PSD. Como já se sabe, o candidato à Câmara é António Ramalho, economista e professor na Escola Secundária de Estremoz, mas no que diz respeito aos restantes elementos que o irão acompanhar nem um nome. A única coisa que consegui saber é que será uma lista que aposta na juventude, em elementos do sexo feminino e em alguns professores (Será por causa da política de educação do governo?).
No que se refere à Assembleia Municipal a escolha já terá sido feita e recaiu no presidente da concelhia, Nuno Rato, professor e actual membro da mesa da AM. A lista, tudo indica que será constituída pela 'máquina partidária'.
Sobre as freguesias, apenas consegui saber que faltam encontrar candidatos naquelas onde o PSD tem fraco peso eleitoral.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Novidades no PSD




Na próxima 2ª feira o 'Pelourinho' irá divulgar algumas novidades relacionadas com a candidatura do PSD.
Recorde-se que o cabeça de lista dos sociais democratas é o professor António Ramalho.

Como uma simples foto pode gerar tanta polémica

Anónimo disse...
Acho que o autor deste blog, deveria ter vergonha na cara! Vou deixar de visitar este espaço, e informar todos os amigos e pessoas que conheço. Este era um espaço que falava do nosso amado clube, sobre as modalidaddes, e sobre a sua vida. Nunca pensei que viessem aqui gozar com uma instituição como o SCP. Como adepto dos dois clubes, tenho vergonha de existir um blog sobre o CFE que faça uma coisa destas. Tenham vergonha na cara. Conseguiram perder já uma série de visitantes.Se queriam fazer isso, criavam um blog de piadas. Nunca tinha visto nada destas coisas aqui. Mas cada um goza com o que quer. Pode ser que de futuro aprendam a respeitar os outros.

(Comentário retirado do blog do CF Estremoz)

Estalou o verniz por causa desta foto publicada pelo blog do Clube de Futebol de Estremoz.
O administrador do blog, que por sinal é um sportinguista a 100%, resolver criar um pouco de humor relacionado com a derrota do sporting em Munique (7-1) e vai de publicar a dita foto. Ao fazê-lo nunca esperou que fosse possível haver certas mentalidades retrogradas, sendo surpreendido por vários comentários deveras simpáticos, donde destaco este.
Os críticos dizem que sendo o blog do CFE não deveria publicar coisas destas, enquanto que outros acusam o blog de não ter feito o mesmo quando o Benfica por derrota em Vigo. Não estou certo, mas nessa altura ainda não existia este blog, nem este Administrador.
Perante tudo isto, só me apetece dizer que sinceramente não se justifica tanta agitação por isto. O ZF quis brincar um pouco com a situação que deixou muitos sportinguistas com azia (não foi só ele, vários blogues fizeram o mesmo), mas teve azar, pois logo surgiram alguns 'velhos do restelo' a manchar a brincadeira. Sinceramente, qual foi o crime que foi cometido? Já não se pode ter um pouco de humor?
Amigo ZF, continua porque isto também faz parte.

Autárquicas/2009

João Monteiro recandidata-se em S. Domingos

Em S. Domingos de Ana Loura, actualmente a Junta de Freguesia é presidida por João Monteiro, eleito nas listas da CDU.
Após uma reunião que se realizou ontem à noite em S. Domingos, ficou decidido que o funcionário da Câmara (cobrador da água), João Monteiro, se recandidata pela CDU.




Funcionário descontente

RAZÕES PORQUE NÃO SE CANDIDATA PELO PS

O funcionário da CME, Albino Carrasquinho, sente-se prejudicado e resolveu escrever uma carta aberta ao presidente da câmara:
« Carta aberta ao Presidente da Câmara Municipal de Estremoz
Em Outubro de 2008, publiquei o que está aqui e, como disse não queria pensar que numa candidatura, que apostou na melhoria das condições de trabalho dos seus funcionários, que levantou uma bandeira com a recuperação do estaleiro Municipal, que a sua intenção era melhorar as relações entre trabalhadores, tivesse criado os grupinhos. Os do partido e os outros, que se tenha hoje medo de falar com o colega pois, poderemos estar na presença de quem leva a noticia trabalhada no seu ponto de vista politico e, sem muitas das vezes ser a verdade.Hoje deu-me para falar de mim e como quem não sente não é filho de boa gente não há como por na praça pública o que me vai na alma, tirando daí a possível prateleira em que poderei ser colocado.Há cerca de dois anos e pela anterior legislação, eu estava em condições de passar na minha carreira a operário principal, como esta passagem não era automática e sim por concurso, dependente das notas e do poder discricionário do Presidente da Câmara.
Anteriormente há cerca de três anos, fiz um requerimento com base nas notas , as notas obtidas até à data em que solicitava a abertura do concurso eram de Muito Bom e reduziam o tempo de progressão na carreira, não contando com um louvor dado pela Assembleia Municipal de Estremoz, obtive como resposta que de acordo com a nova legislação, teria de esperar pela aplicação à Administração Local do novo SIADAP o que fiz.Depois do novo sistema aprovado e em funcionamento o poder discricionário manteve-se e o concurso não foi aberto.Muitas promessas feitas, mas o concurso estava por abrir, o facto é que vai abrir em 29 de Dezembro de 2008, quando se sabia há dois anos que a nova lei entraria em vigor em 01 de Janeiro de 2009, logo, não havia tempo de executar todo o processo concursal.Se o concurso foi anulado até aos dias de hoje não me foi comunicado nada, mas como não queremos situações ilegais é lógico que o concurso está anulado. Devido à crise ainda não deve ter havido tempo(Verba) de publicar a anulação do concurso e a respectiva comunicação aos concorrentes.Poderei dizer sr Presidente, o senhor prejudicou-me profissionalmente e neste momento recordo algumas palavras que estão na defesa da autarquia num processo que tenho contra esse Município, assinada por si, bastava ver o meu processo individual para ver que as mesmas não eram verdade.O meu alento e a vontade de bem servir estão debilitadas, ser tão mal tratado pela entidade que dirige, privar do ordenado justo quem serve e tinha como objectivos progredir na sua carreira e se empenhou quer em formação profissional e pessoal sem custos para o Município, levar uma paga destas, ser prejudicado em detrimento de outros que nunca se preocuparam com a sua evolução profissional e me chamavam maluco por andar a perder tempo em formações, hoje, confesso de facto não valeu a pena perder esse tempo em formação profissional pela parte que toca ao município, para mim, pode crer, é uma mais valia e uma forma de bem estar comigo mesmo.Continuarei a desempenhar as funções que me foram confiadas com o mesmo empenho que tinha até aqui, só que o sentimento de revolta é cada vez maior e não me sinto motivado para me empenhar numa nova formação profissional, seja ela qual for.Poderia Sr Presidente se o entendesse e já que abriu os concursos, proceder à colocação nos escalões indiciários dos trabalhadores que se inscreveram nas provas concursais, nos termos da lei 12/A - 2008 no escalão que obteriam após o concurso interno com a fundamentação da anulação do concurso pela entrada em vigor da presente lei. Estava e está na sua mão resolver os problemas dos seus funcionários ou como lhe chama agora colaboradores.Deixo -lhe aqui alguns números do que já me privou de receber e a estimativa do que me irá prejudicar nos próximos anos com o seu poder discricionário e veja que para quem ganha 683 euros por mês até dava jeito.Até 31 de Dezembro deixei de receber da:CME 2370 EurosSeguro 136 EurosA 10 anosA totalidade das perdas para uma inflação de 2% será de cerca 23.600 Euros.De salientar que estas contas no espaço de tempo futuro são do tipo mercearia mas que davam jeito davam pois só na comparticipação do seguro em 2009 perco cerca de 250 Euros no valor a receber e este montante a menos tem um nome que eu até ao final do meus dias não vou esquecer e ele será de certeza o seu.Obrigado sr Presidente por ser tão benemérito de quem trabalha.Assim penso ter acabado com os boatos que por ai há que seria candidato pelo PS às próximas Autárquicas, como poderia ser candidato e apoiante de quem me prejudicou a mim e a muitos trabalhadores do município.
Sendo Dirigente Regional de um sindicato do âmbito da UGT, mau seria para mim que pactuasse com o que tem sido feito contra os trabalhadores do município, mesmo sendo o meu sindicato afecto às linhas politicas da actual gestão municipal.»

quinta-feira, 19 de março de 2009

Mais um ???

Segundo informação a que o 'Pelourinho' teve acesso, o supermercado minipreço poderá, em breve, abrir em Estremoz.
Depois do Intermarché, Pingo Doce, Lidl e Modelo, chegou a hora de também o minipreço 'avançar' em Estremoz.
O supermercado minipreço mais próximo é em Vila Viçosa.

Feira da Ciência

Ora aqui está uma boa iniciativa.
Nos próximos dias 27 e 28, realiza-se no parque de feiras e exposições, a FeiCiTest-Feira de Ciência e Tecnologia de Estremoz. Trata-se de um evento de âmbito nacional, valorizando e promovendo o potencial científico e tecnológico nacional. Os visitantes poderão tomar contacto com os últimos avanços da ciência, mas também com o que vem sendo feito pelos investidores e instituições portuguesas.
A visitar.

Ainda a barragem de Veiros...

PSD e MiETZ RESPONDEM A CAPOULAS SANTOS

Como seria de esperar, surgiram reacções às declarações de Capoulas Santos ao jornal ECOS. As reacções vieram do PSD e do MiETZ.
O comunicado do PSD diz que "Capoulas Santos, mente", enquanto que o MiETZ considera esta atitude "ofensiva para quem efectivamente, ao longo destes 50 anos, desde autarcas a membros do governo, se movimentou para alcançar o objectivo da construção da barragem de Veiros". Os sociais-democratas dizem que o Miguel Raimundo e o presidente da junta de Veiros tudo fizeram par a concretização do tão desejado empreendimento, realçando que o processo já se encontrava em fase final quando Durão Barroso saiu do governo, finalizando dizendo que "o povo português está saturado de tantas mentiras".
Entretanto, o MiETZ é mais agressivo no ataque ao presidente da câmara, afirmando que "o governo do PSD em Janeiro de 2004 deixou o dossier da barragem de Veiros pronto para abertura de concurso público, questionando o presidente da câmara e o governo do porquê da inércia nos últimos 3 anos".
Como os nossos visitantes poderão constatar, no essencial estes comunicados acabam por ser um planágio daquilo que o 'Pelourinho' escreveu.
Já está visto quem é o 'pai, agora falta saber quem é a 'mãe'. Deve ser uma senhora atraente, pois rapidamente surgiram pretendentes oportunistas.
PRESIDENTE DA CÂMARA 'AFASTA-SE' DE CAPOULAS SANTOS
Segundo o 'Pelourinho' conseguiu apurar, o presidente da câmara foi confrontado com esta questão na última reunião por um vereador da oposição e disse não se rever nas declarações do seu camarada de partido, ou seja, não subscrevendo as mesmas. Está mal, depois de o camarada Capoulas ter vindo fazer um 'favorzinho eleitoral', eis que o presidente da câmara se revela um 'pobre e mal agradecido'.

terça-feira, 17 de março de 2009

Mercado coberto

Foto do actual mercado retirada do 'Estremoz Marca'

Li com atenção a coluna de opinião que o Luís Assis tem no Brados e devo dizer que não concordo nada com ele (e ele nem fica nada preocupado com isso). Nesse artigo, o candidato do CDS/PP critica a escolha do local onde a Câmara vai construir o novo mercado coberto, ou seja, no local onde hoje está a praça do peixe. Por outro lado, defende a manutenção do actual estado de coisas, ou seja, as barracas da fruta ali no passeio em frente à Câmara. Diz que é para manter a tradição, mas a tradição não se compadece com aquelas barracas sem jeito nenhum.
Ali sim, se a ASAE actuasse não devia parecer mal a ninguém.
Não concordo com a continuidade das barracas ali, pois elas não têm o mínimo de condições de higiene para a venda de frutas e legumes. Com barracas de chapa, vocês já imaginaram a que temperatura estão as frutas/legumes no verão? Enfim, não tem o mínimo de condições.
Sou defensor de que aos sábados aquele passeio poderia ser utilizado pelos nossos ortelões, mas só nesse dia e nada mais.
À que acompanhar a evolução das coisas...tendo-se iniciado as obras do novo mercado coberto de Estremoz.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Afinal quantos pais tem a criança...ou melhor, a barragem?

Na última edição do ECOS assistimos a uma verdadeira acção de propaganda política como que a preparar os 'combates' eleitorais que se aproximam. Curioso (ou talvez não) foi ver, ou melhor ler, a quantidade de artigos sobre a barragem de Veiros, ou seja, todos a querer aproveitar a situação para tirar dividendos políticos. Desde um senhor chamado Paínha (costuma ser o candidato do PS à junta de Veiros), passando pelo presidente da câmara e acabando no Capoulas, todos querem ser 'o pai da criança...ou melhor, da barragem. Quem lê a entrevista de Capoulas Santos fica a pensar que o assunto só teve novos desenvolvimentos graças ao seu trabalho enquanto ministro da agricultura no governo de Guterres (lembram-se dele não lembram?), acusando os outros ministros de terem parado o processo. Sobre este assunto, elogia o trabalho do actual presidente da câmara enquanto foi deputado, dando a entender que poderá em breve ocupar novamente o lugar na Assembleia da República. Aliás, correm rumores na cidade que depois das eleições autárquicas o autarca irá abdicar do lugar para voos mais altos. Bem mas deixemos isso de lado e vamos ao que interessa, a barragem de Veiros. O avanço do processo de construção da barragem de Veiros é de aplaudir porque trata-se de uma velha ambição de todos os estremocenses. Espera-se que a barragem traga o desenvolvimento que este concelho muito espera e que resolva de vez os problemas da falta de água. Mas não comecem com as estratégias do costume, ou seja, a de quererem tirar dividendos políticos de uma situação que contou com o empenho de todos, sem olhar à cor partidária. Não tenho dúvidas que todos que passaram pela autarquia, pela Assembleia da República ou por outros organismos, deram sempre o seu melhor sobre este assunto.
Para demonstrar que afinal Capoulas também foi 'pai' de algo..., transcrevo alguns exemplos:

«A Quercus reclama a nulidade do despacho da declaração de imprescindível utilidade pública do Plano de Pormenor do Vale da Rosa e Zona Oriental de Setúbal I - assinado pelos então ministros do Ambiente, José Sócrates, e da Agricultura, Capoulas Santos -, que viabilizou o mega empreendimento do Vale da Rosa, com cerca de 7500 fogos, zona comercial e um complexo desportivo.»

«É a maior manifestação de sempre de agricultores em Portugal», garantia, «queremos uma outra política da PAC e mais apoios para poder continuar a trabalhar a terra. Queremos que os ministros da União Europeia nos ouçam e retirem a agricultura das Organização Mundial do Comércio».
«Basta de ruinosas reformas da PAC! - Capoulas Santos e o PS promovem a ruína dos pequenos agricultores»

«Agricultores de Setúbal ao lado dos produtores de Ourique
Condenam carga policial e criticam ministro da Agricultura»

«os agricultores vão lutar contra a falta de solidariedade do ministro da Agricultura, perante a seca, e pela sobrevivência do sector agrícola»

«a concentração vai juntar milhares de agricultores naquela que considerou a maior manifestação de sempre da agricultura e do mundo rural»

Para terminar, gostaria de salientar a visita do secretário-geral da JS, visita muito importante para o concelho. Acham? Eu não.













Homenagem mais do que justa

Notícia retirada do semanário 'A GUARDA'

«Padre natural de Aldeia do Bispo homenageado em Estremoz
A Câmara Municipal de Estremoz homenageou, no dia 12 de Dezembro, o padre Fernando Gonçalves Afonso, natural de Aldeia do Bispo, concelho do Sabugal, em reconhecimento pelo trabalho realizado em prol das questões sociais. A homenagem coincidiu com a comemoração dos 20 anos da fundação do Centro Social e Paroquial de Santo André de Estremoz e juntou cerca de quatrocentas pessoas.
A sessão solene, presidida pelo Presidente da Câmara de Estremoz, Luís Mourinha, contou também com a presença do Arcebispo de Évora, D. Maurílio Gouveia, do Bispo Auxiliar de Évora D. Amâncio Tomás, dos vereadores do município, de entidades públicas e privadas do concelho, sacerdotes, familiares, amigos, colaboradores e beneficiários da acção pastoral e social do padre Fernando Afonso. De referir também a presença do pároco de Aldeia do Bispo, padre Américo Real Barroca.
O Presidente da Câmara ofereceu ao homenageado um medalhão onde estava gravado o brasão da cidade e as palavras “Comemoração dos vinte anos do Centro Paroquial e social de Santo André de Estremoz – homenagem ao seu fundador, Cónego Dr. Fernando Gonçalves Afonso – 12 de Dezembro de 2004 – Município de Estremoz”.
O padre Fernando Gonçalves Afonso, nasceu em 24 de Janeiro de 1942, em Aldeia do Bispo, concelho do Sabugal e depois de estudar nos seminários diocesanos de Évora, foi ordenado sacerdote em 28 de Junho de 1968, em Pavia, Mora. É cónego da Basílica Metropolitana de Évora desde 8 de Dezembro de 2000.
Na área da pastoral sócio caritativa fundou, criou e dinamizou o Centro Social Paroquial de Santo André (1984) com creche, jardim de infância, actividades de tempos livres, banco de roupas, centros de dia e de convívio, refeitório social e apoio social directo.»

Entretanto, no próximo sábado realiza-se um festival taurino que servirá de homenagem ao Padre Fernando pelo excelente trabalho que tem realizado em prol dos mais carenciados.
UMA HOMENAGEM MAIS DO QUE JUSTA.
BEM HAJA

Estratégia da vitimização

CGTP afirma que junto 200 mil pessoas na manifestação em Lisboa

Sócrates acusou os sindicatos de se «deixarem instrumentalizar» pelo PCP e BE

A CGTP promoveu na passada sexta-feira em Lisboa uma manifestação sob o lema «Mudar de Rumo, mais emprego, salários e direitos», na qual, defende que juntou 200 mil manifestantes. Confrontado com os números, o primeiro-ministro, José Sócrates, acusou os sindicatos de se «deixarem instrumentalizar» pelo PCP e BE.
«Não quero discutir o número de participantes, até porque o número não é argumento. Lamento mas discordo dos dirigentes sindicais que organizam manifestações desse tipo, porque não é solução para nenhum dos problemas», afirmou José Sócrates que acusou ainda as organizações sindicais de se «deixarem instrumentalizar» na convocação de manifestações contra o Governo «pelo PCP e Bloco de Esquerda».

Mais uma vez o primeiro-ministro se vitimizou sobre factos reais. Se neste caso acusou o PCP e o Bloco de Esquerda de instrumentalizarem as organizações sindicais, hoje teve o desplante de elogiar a tendência socialista da UGT, como que a remediar o que havia dito das organizações sindicais.

Infelizmente, parece que não é só ele. Também por cá assistimos a uma vitimização sistematica por parte do actual presidente da câmara e de alguns dirigentes locais do partido socialista. Terá sido uma estratégia a nível nacional? Se foi, está muito bem encenada.

sábado, 14 de março de 2009

Sondagem Autárquicas/2009

Informo os visitantes do 'Pelourinho' que a votação encerra dia 29 de Março às 00 horas.

Novas Oportunidades


sexta-feira, 13 de março de 2009

Para ficar

Tudo indica que vamos ter o 'Estremoz em debate' novamente. É um regresso que se saúda. Hoje comentava com um amigo, também ele visitante assíduo do blog do Albino, que parecia que faltava qualquer coisa quando de manhã ligava o computador. E faltava, faltava o 'Estremoz em debate'.
Por vezes, posso não concordar com o meu amigo Albino mas ele já nos habituou ao seu estilo critico, o que por vezes não é bem aceite por pessoas que não sabem lidar com ela (a critica, claro)
Bom regresso e óptimo trabalho amigo Albino

Já chega, não batam mais...



Está confirmado o nº2 de Luis Mourinha

Anônimo disse...
O nome do nº 2 da lista do Mourinha e o Advogado António Ramos que trabalha como inspector na direcção geral de finanças e filho do ex. func. da C.M.Estremoz, Sr. Joaquim Ramos, a morar na Frandina. Noticia oficial.


Depois de devidamente identificado o autor deste comentário, decidi publicá-lo porque se trata de uma informação oficial do MiETZ

Última hora


Foto retirada do site do PS/Estremoz

José Manuel Rebola, bancário aposentado, é o candidato do Partido Socialista à Junta de Freguesia de Santo André.
José Rebola pertence à concelhia socialista de Estremoz

quinta-feira, 12 de março de 2009

Touradas regressam a Estremoz

O "Ate Jazz Café" em Estremoz, foi o palco da apresentação do cartel do festival taurino que terá lugar no próximo dia 21 de Março em Estremoz.
Este será um festival a favor do Centro Social Paroquial de Santo André, no qual será
homenageado o Sr. Dr. Cônego Fernando, pelos 25 anos da instituição e integrado na comemoração da abertura da Creche.
O cartel foi apresentado do Francisco Cortes e por dois representantes do Centro e será constituído por Joaquim Bastinhas, Tito Semedo, Francisco Cortes, Pedro Salvador, Marcos Tenório e ainda o praticante Tiago Carreiras. As pegas estarão a cargo dos Amadores de Setubal, Académicos de Elvas e pela Secção Amigos de Estremoz. Já os novilhos/touros pertencerão às ganadarias de Casa Prudêncio, Lopes Branco, Branco Núncio, José Lupi, David Ribeiro Telles e Fernando Palha.
Francisco Cortes, na apresentação do cartel, frisou ainda que "todos os artistas actuam graciosamente e é ainda uma oportunidade para os estremocenses mostrarem a quem de direito que ainda há aficion em Estremoz e mostrarem também que querem voltar a ter touros na praça fixa."
De salientar ainda que este festival terá o preço único de 15 euros.
Esta será, sem dúvida, uma excelente oportunidade para Estremoz mostrar a sua paixão pelas touradas.

Mais uma vez Estremoz fica de fora!!!

27ª Volta ao Alentejo em Bicicleta - 2009
de 1 a 5 de Abril

Volta Alentejo/2009

( PARTE DO )ALENTEJO ESTÁ EM FESTA

A Volta ao Alentejo volta às estradas alentejanas, de 1 a 5 de Abril. Na sua 27ª edição, a Volta ao Alentejo, organizada pela Associação de Municípios do Distrito de Évora em colaboração com as Autarquias do Alentejo, realiza-se desde 1982 e tem contribuído de forma marcante para a promoção da região a nível nacional e internacional.
Será por questões políticas? Quem perde são os amantes da modalidade e em Estremoz até são muitos. Lembram-se daquela equipa de ciclismo com o Simplicio, os irmãos Semedo e outros. Belos tempos...

Tudo por causa dos euros!!!

A propósito deste post publicado no blog 'Pica Pau'...

A BOMBA
Depois da saída do anterior treinador, teve a direcção do CFE que procurar outra alternativa para que o resto do campeonato não estivesse em risco. Das alternativas postas em cima da mesa, surgiram os nomes de Coruche, Serra, Gonçalez, Chouriço e até um de fora de Estremoz. Feitos os convites e estudadas as propostas apresentadas por cada um a escolha recaiu em Chouriço. Sabemos que este pediu um vencimento de 200.00€, que é o que ganha actualmente. Nada disso seria de estranhar, não fosse o facto de ninguém mais ganhar ou de ninguém ter ganho nas últimas épocas. Para em 13 jogos ter apenas 2 vitórias, uma contra o último que ainda não ganhou um jogo e outra frente ao Sesimbra em casa com ajuda do arbitro. Valerá a pena fazer este investimento numa pessoa que abandonou o clube por várias vezes?
É assim que querem que a modalidade sobreviva, a pagar a que não merece. A gastar dinheiro que é retirado de onde ele mais é preciso.
Assim vai o hóquei com esta direcção e estes dirigentes.

O departamento de hóquei do CF Estremoz esclarece...
"O Departamento de Hóquei em Patins do CF Estremoz, vem por este meio desmentir uma informação publicada no blog “Pica Pau”. Num dos textos desse já referido blogue, vem a informação de que o treinador da equipa principal recebe a quantia de 200 € por mês o que não passa de uma mentira com objectivos bem definidos. Desde a criação desse blogue, que percebemos a sua intenção e lhe demos a importância que merece No entanto, quando se trata de questões tão delicadas como esta, decidimos esclarecer sócios, atletas e demais interessados para que a intenção não tenha os fins desejados.
O treinador Francisco Chouriço, assim como todo o plantel, está no CF Estremoz sem receber qualquer verba.
O Director do Departamento
José Lopes"

Falso Alarme!!!

" CDU anuncia candidato à Câmara " foi o título do mais recente post publicado pelo blog do Luís Russo, 'Resistirporummundomelhor'.
Na minha modesta opinião, tratou-se de uma 'maldade', pois foi uma forma de atrair todos aqueles que estão ansiosos, e curiosos, por saber quem é o candidato da CDU em Estremoz. Falso alarme.
Parece que a coisa não está fácil...

Ginásio da Escola Secundária???

A propósito da falta de um ginásio na Escola Secundária de Estremoz, resolvi 'recuperar' um texto e foto da autoria de Albino Carrasquinho relacionado com o tema, com o qual concordo:
«O Ginásio da Escola Industrial e Comercial de Estremoz
João Barbas, Irene Barbas, muitos estarão recordados destes dois nomes eram professores da Escola Industrial e Comercial de Estremoz, na disciplina de Educação Física. Quando da inauguração desta escola, tiveram a honra de ser os primeiros a utilizar um espaço completamente novo, com janelas amplas (na altura não eram perigosas), espaldares, cordas, redes de Voleibol e Badminton, tabelas de Basketball em madeira, pulimetros e respectivos acessórios em madeira, estava-me a esquecer existia um ginásio para rapazes e outro para raparigas, este, de menores dimensões e balneários. À época, serviam principalmente para criar hábitos de higiene pessoal, para "uma vida sã, em corpo são" penso que era o que estava escrito no acesso ao ginásio maior. Estes balneários, obrigavam a que os alunos pelo menos duas vezes por semana, tomassem o seu duche, poucos alunos tinham em casa chuveiros, ao contrario de hoje em dia. Tendência esta, que só se deu depois do 25 de Abril, com a feitura de muitas casas de banho no exterior de montes e residências.Estes espaços, eram contemplados com outros dois espaços externos, com as respectivas balizas e tabelas de basketball, eram em alcatrão puro com gravilha, ao contrario do existente hoje em dia em tapete asfáltico, que ao que parece, também já não serve.Ora bem, queria chegar a duas questões muito práticas: quando eu andei na escola, não era igual aos miúdos que lá andam hoje?A escola, não cumpria as normas de segurança?Em qualquer das questões, a resposta é sim.Hoje não se joga nos campos porque são abrasivos, antes não eram?Poderão as associações de pais, querer relvados sintácticos estão no seu direito, mas aquele espaço não é menos nem mais abrasivo, que os espaços dos poli desportivos existentes em Estremoz onde os filhos jogam à bola todos os dias....Quanto ao ginásio grande, que além da pratica desportiva se prestava a actividades como o cinema ou o teatro, ao que parece e pelo que vi em fotos de um jornal da terra está completamente degradado e isso, evitava-se se houvesse manutenção, que deve ter sido descuidada, pelo sonho de construir outro novo, destruindo as antigas instalações das Oficinas de Mecânica, Carpintaria, Olaria entre outros profissões...acho bem que o ministério não tenha autorizado a destruição do património oficinas e que, se ache uma solução desta vez, para se fazer a recuperação do Ginásio, para que os nossos alunos possam ter Educação Física com qualidade...»

quarta-feira, 11 de março de 2009

segunda-feira, 9 de março de 2009

MiETZ em movimento

O MiETZ-Movimento Independente por Estremoz está já algum tempo no terreno recolhendo assinaturas que possibilitem a sua candidatura às eleições autárquicas. Embora nesta fase do processo o 'segredo é a alma do negócio´ sempre se consegue saber algumas novidades sobre alguns nomes que irão fazer parte das listas. Consta que Luis Filipe Mourinha irá levar como nº 2 um homem (Vaz é o nome)ligado à area financeira como que a precaver-se para o facto de poder vir a encontrar, em caso de vitória, a autarquia 'nas lonas', tendo em conta as muitas obras que o actual executivo socialista parece pretender fazer nesta recta final de mandato. Embora sem ter que cumprir com a lei da paridade, uma vez que se trata de um movimento de cidadãos, a lista poderá integrar uma presença feminina no 3º lugar (o nome que aqui se encontrava foi retirado em face do comentário da senhora em causa), enquanto que o 4º posto será ocupado por Mariano Dias, actual presidente da Junta de Freguesia de Santo Estevão. O MiETZ parece ter o 'problema' resolvido em Arcos, enquanto que na Glória, Luís Filipe Mourinha tenta convencer o empresário Óscar Fonseca a encabeçar uma lista de independentes. Recorde-se que Óscar Fonseca foi quem formou a Associação de Pais da escola da Glória e 'revolucionou' aquele estabelecimento com obras de melhoramento. Tudo indica que a actual gerente da Caixa Geral Depósitos, D. Graça, poderá integrar as listas do MiETZ, provavelmente para Santa Maria. O mandatário desta candidatura é o advogado Emidio Madeira, sendo certa a presença do eng. Maranga na lista da Câmara.

domingo, 8 de março de 2009

Onde está o Parque Infantil da Cobata ???

Em tempos, neste espaço do Bairro da Cobata existiu um parque infantil.
E hoje o que existe?
Porque razão a Junta de Freguesia de Santa Maria não implantou um parque infantil novo e de acordo com as novas regras de segurança?
As crianças da Cobata, Santo António, Campo da Feira e Mata agradeciam.

Hoje é Dia da Mulher


sábado, 7 de março de 2009

Novidades do MiETZ

Na próxima 2ª feira vou divulgar algumas novidades sobre a candidatura do MiETZ-Movimento Independente de Estremoz, encabeçada por Luís Filipe Mourinha.

Bonito Número!!!

Em menos de um mês, o 'Pelourinho de Estremoz' regista um bonito número de visitas, isto não contabilizando o período em que o contador não esteve activado.
Obrigado a todos os que têm a pachorra de me aturar.

Aproveitamento Político!!!

Foto retirada do blog 'Estremoz Revisited'

Cerimónia de inauguração da Feira do Automóvel/2009

A política em Estremoz e em Portugal está a cair no ridículo. Em ano de eleições aí estão eles a aproveitar todas as situações para se mostrarem. Se a presença de alguns se aceita e justifica, outras há que não têm qualquer sentido. E depois lá vêm alguns 'iluminados' dizer que não gosto de A ou B e que este blog só sabe dizer mal, mas sinceramente, o descaramento tem limites. Que eu tenha conhecimento, a feira do automóvel não tem parceria com nenhuma outra entidade ou será que estamos perante uma feira de vaidades. Porra, já bastou o congresso socialista...
Por estas e por outras é que os partidos e os políticos estão descredibilizados na sociedade portuguesa.
Haja pachorra.

sexta-feira, 6 de março de 2009

SIC regressa a Estremoz

O programa 'Nós por Cá' da SIC regressou a Estremoz.
Depois de ter estado na Fonte do Imperador por causa dos acessos se encontrarem cheios de buracos e em terra batida, eis que o programa regressou a Estremoz.

Desta vez foi para denunciar o perigo de derrocada de uma muralha, o que poderá colocar em perigo os moradores de uma habitação.
Esta notícia já havia sido denunciada aqui no 'Pelourinho de Estremoz' em 5 de Fevereiro de 2009.
Uma vez mais aconteceu o 'jogo do empurra' entre diversas entidades, incluindo naturalmente a
mara de Estremoz.
Bem, o melhor será visitar:
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/programas/nos+por+ca/Video/
Se a moda pega... temos Estremoz na televisão todas as semanas, infelizmente pelos piores motivos.





quarta-feira, 4 de março de 2009

CF Estremoz SEMPRE!!!

Embora não tenha muitos conhecimentos sobre a modalidade, tenho que reconhecer que o hóquei em patins tem tradição em Estremoz.
Com a equipa sénior na 2ª divisão nacional, o nosso CFE tem ainda duas equipas a disputarem campeonatos nacionais, refiro-me ao infantis e aos juvenis. Esta presença não pode esquecida, porque não são muitos os clubes capazes de tamanha proeza.
Falando da equipa sénior, ela está a passar por um mau período, somando derrotas atrás de derrotas, em alguns casos com os seus adversários directos (Sintra, Entroncamento e Nafarros). O panorama afigura-se complicado em termos de manutenção, mas não impossível, pois ainda há muito campeonato pela frente e muitos pontos em disputa. Sonhar não é pecado, mas lutar até ao fim é obrigatório. Confesso que tenho visto poucos jogos do meu Estremoz ( Apenas vi a lição de hóquei que levamos do Cascais e a vitória sobre o Sintra. Leio nos jornais locais ) mas parece-me que temos equipa para fazer bem melhor. Parece-me que a instabilidade que todas as épocas acontece com a entrada e saída de treinadores tem prejudicado os resultados da equipa. Os jogadores são praticamente os mesmos, acrescentando os miúdos com muito valor (Toureiro e Caldeira), a equipa tem matéria prima para jogar bom hóquei, mas por vezes não se vê qualquer 'fio de jogo'. Foram os jogadores que deixaram de saber jogar ou quem os comanda não consegue fazer passar a sua filosofia de jogo? Como é que uma equipa que aqui vence o Sintra por um claro 3-0, vai lá perder por 6-2? Como é que uma equipa ganha aqui ao Nafarros por 9-2 (não tenho a certeza, mas mais golo menos golo...) e depois perde lá por 6-3? São perguntas com difícil resposta, mas a mim faz-me isto confusão.
Por outro lado, têm surgido muitas criticas em blogs de hóquei que em nada contribuem para que se consiga dar a 'volta por cima' a uma situação difícil, mas não impossível. Por vezes, preferem esses blogs enaltecer a subida do Beja do que transmitir palavras de incentivo à equipa. Eu sei que por vezes é difícil esquecer algumas cenas que ficaram para trás e que é difícil simpatizar com este ou aquele jogador, mas acima de tudo isso está o NOSSO clube, 'Os Encarnados'.
Aos jogadores deixo um conselho, lutem até ao fim com o máximo das vossas forças e honrem o emblema que envergam nas camisolas. Se no final o objectivo (manutenção) não for atingido, ninguém poderá cobrar nada a quem nada cobra.


Força CFE

Praça de Touros de Estremoz

Numa visita ao meu colega 'Estremoz em debate' reparei num comentário que aí surgiu sobre o problema da praça de touros de Estremoz. Pela importância do tema comentado, tomei a liberdade de publicar o mesmo para reflexão, esperando que o autor e o Albino não levem a mal.
Anónimo disse...
amigo albino Estremoz tem que mudar e para melhor!!!temos que recuperar as tradiçôes que estão esqueçidas á 4 anos mas que fazem parte da historia dos estremocenses e de estremoz e que muitos estremocenses nela participam. estou a falar da tauromaquia, Estrempoz´tem inumeras pessoas que participam directamente na festa brava desde a cavaleiros já retirados,no activo e novos valores,tem inumeros forcados espalhados pelos mais variados grupos de portugal,tem uma equipa de porteiros e bilheteiros que trabalha para varias praças,tem duas bandas filarmonicas que actuam também nos referidos espetaculos,tem uma ganadaria em são lourenço e claro inumeros aficionados!!!isto porque? dia 21 de março vai realizar se em estremoz um festival taurino de beneficiencia a favor do lar do padre fernando.é sempre de enaltecer estas coisas ainda por mais porque estremoz está privado de ter corridas e a CME ainda nada fez neste sentido como as camaras vizinhas de recuperar ou tomar conta da praça e devolver um espaço que foi construido por muias pessoas influentes na NOSSA CIDADE Á MAIS DE 100 ANOS e que agora os que tem nem manter a praça conseguem.está na altura da camara se meter nisto e fazer alguma coisa e devolver um espaça a estremoz que é de estremoz e dos estremocenses e que cada vez que abria as suas portas para espetaculos a sua lotação quase sempre enchia de publico entendedor e afiçionado.Ao que pareçe a CME é mesmo contra o espetaculo taurino porque ao contrario de outras camaras que apoiam e muito a festa brava,o sr presidente nem recebeu as pessoas que com ele quiseram falar e o unico apoio que dá é emprestar transporte para transportar a praça 10km...está na altura de entrar para estremoz alguem que faça as vontades dos estremocenses e não vontades proprias.O SR PRESIDENTE VAI TER A RESPOSTA ASSIM O TEMPO AJUDE QUE AS PESSOAS VÃO ENCHER A PRAÇA INSTALADA EM ESTREMOZ E PERCEBER QUE TEM QUE FAZER ALGO MUITO URGENTE PELA TAUROMAQUIA EM ESTREMOZ

terça-feira, 3 de março de 2009

Mercado Abastecedor de Estremoz

Em tempos, o Mercado Abastecedor de Estremoz foi um dos mais importantes da região.
Não havia comerciante de frutas/legumes que nItálicoão viesse a Estremoz vender os seus produtos. Por outro lado, também a procura era muita à sexta-feira ao final da tarde, enchendo de veículos automóveis as ruas existentes nas proximidades do pavilhão/barracão onde se realiza o Mercado Abastecedor.
Hoje, tudo é diferente, excepto as condições de utilização do pavilhão/barracão.
Desde a sua construção (Lembram-se da polémica que houve?), o pavilhão/barracão não sofreu nenhuma melhoria significativa. No Inverno, é a água e a lama que abundam nos acessos, enquanto que no Verão são substituidos pelo pó, não cativando quem vende e quem compra. O local é demasiado arejado e pouco aceado para a venda de alimentos. O piso continua de terra batida e o vento entra por todos os lados, não existindo o minimo de conforto para os seus utilizadores. No exterior, o pavilhão/barracão apresenta um aspecto desolador e de abandono, estando a precisar de uma pintura nas paredes e chapas. Já agora também seria benefico retirar aquelas 'banheiras' cheias de entulho que estão nas traseiras do pavilhão/barracão.
No que se refere às instalações sanitárias de apoio ao espaço, elas não se apresentam com muito bom aspecto no que se refere às condições minimas de higiéne, necessitando da presença regular de alguém que os mantenha limpos.
Para terminar, uma palavra para o não cumprimento dos horários de venda. Quando chega a hora de abertura do mercado abastecedor, há comerciantes que já fizeram o dia e já venderam os seus produtos nas redondezas do mercado, perante a passividade dos fiscais camarários e autoridades locais, o que cria um clima de desigualdade entre os comerciantes que frequentam o Mercado Abastecedor de Estremoz.
Quem é que acode ao Mercado Abastecedor?







Novo endereço


Obras Clandestinas

Nas traseiras da rua José Félix Ribeiro, em pleno Bairro de Mendeiros, junto ao gradeamento da Escola Preparatória foi construída uma 'casinha'. A obra está por acabar à muito tempo. Não dá para perceber do que se trata. Será uma arrecadação? Será uma 'casinha' para as garrafas do gás? Será um pombal (estou a brincar)? Perante muitas incertezas, uma coisa é certa, a dita 'casinha' foi construída na via pública e num parque de estacionamento. Mais uma obra clandestina? Palpita-me que sim.


domingo, 1 de março de 2009

Congresso Cinzento

Este fim-de-semana fica marcado pela realização do congresso dos socialistas.
Como cidadão atento ao que se passa no nosso país, acompanhei o congresso pela TV e devo dizer que fiquei deveras decepcionado com aquilo que assisti. Quando esperava que a reunião magna de um partido que está no poder servisse para apresentar soluções para minimizar os efeitos da crise, eis que assisti a um autêntico desfile de personalidades (como que a dizer:"olha que eu também cá estou e estou contigo, portanto não te esqueças de mim"), mais parecendo uma passagem de modelo. Não ouvi uma única proposta para contornar os efeitos de uma crise que está a afectar os portugueses, havendo já muita gente a passar fome e no desemprego.
Estes dias de congresso serviu para o senhor primeiro ministro se vitimizar em relação ao caso Freeport, cujos contornos se revelam no mínimo duvidosos para a sua pessoa. Mas fiquem descansados que este caso será como muitos outros que acabam em nada.
Outro dos assuntos que marcava a agenda deste congresso era a legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Sobre este assunto, recordo-me de ter ouvido uma voz discordante de um militante chamado Horácio, afirmando que nunca viu cães procurarem cães, cavalos procurarem cavalos, gatos procurarem gatos, etc.
Mas este congresso serviu ainda para observar a arrogância que se apoderou de alguns socialistas, senão a grande maioria (Alegre fez questão de se demarcar ao não ir ao congresso). O presidente da câmara de Lisboa marcou a sua intervenção de uma forma negativa ao atacar o Bloco de Esquerda de uma forma pouco correcta, o que se estranha (a mim não) em alguém que se diz da esquerda democrática.
Enfim, foi um congresso VAZIO de ideias e soluções.
É verdade, já me esquecia do 'apagão', esse foi sem duvida um momento importante para o país.